As doenças autoimunes são um mistério para a ciência. A maioria delas pode ser tratada, mas não curada. O que sabemos até hoje é que a mente desempenha um papel importante nestas patologias, deve-se procurar também um profissional de saúde mental para complementar esse tratamento.
Quando um paciente recebe o diagnóstico de uma doença autoimune, surgem diversos temores, angústia e ansiedade. É um diagnóstico que transforma de forma repentina toda a rotina do indivíduo.
Auxiliar o paciente a criar recursos, fortalecer o emocional e preservar a autonomia é o papel da psicoterapia, uma vez que, frustração e impotência estão presentes no novo cotidiano.
Por fim, ressignificar o ideal de futuro. Conciliar o autoconhecimento de seu quadro clínico com as possibilidades de uma realização pessoal.
ATENÇÃO
Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.