A psicoeducação é um tipo de intervenção psicológica feita de forma estruturada para promover conhecimento para o cliente e para as pessoas próximas a ele a respeito de sua condição de saúde mental e física ou sobre uma necessidade de enfrentamento social que ocorre diante de questões culturalmente enraizadas que produzem sofrimento psíquico como o racismo, a LGBTfobia, a xenofobia entre outras.
A psicoeducação foi se mostrando eficaz na potencialização dos resultados da psicoterapia, ela deixa o cliente e seus familiares mais conscientes acerca de condições e possibilidades. Desta forma todos ficam melhor preparados para tomadas de decisão em relação ao tratamento e tornam-se mais ativos quanto aos processos de mudança.
Contribui para uma melhor compreensão dos sintomas e da realidade em que se está inserido o que favorece uma maior aderência ao tratamento.
ATENÇÃO
Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.